Mudar a cor dos cabelos é super divertido. Nos dá a sensação de reinvenção mas pode se tornar um processo cansativo e caro, visto que a manutenção é necessária. Equivocadamente as pessoas replicam a ideia de que colorações estragam os fios, e não é bem assim. Na verdade, o que pode trazer danos é tratar os fios coloridos de forma errada. Frente a isso, temos 9 dicas que te ajudarão a reduzir os gastos e os possíveis danos pós coloração além de mantê-los com cores vivas por mais tempo.
1- Lave os cabelos com água morna ou fria
A água quente abre as cutículas dos fios enquanto a água mais fria ajuda a fechá-las promovendo maior umidade e não deixa desbotar a cor.
2- Hidrate os fios frequentemente
A coloração tira, em partes, os óleos naturais do cabelo, o que pode torná-lo um pouco mais seco e frágil. Duas excelentes sugestões da nossa linha de produtos são as máscaras de Banana e Mel e Hidrate Care Reposição Lipídica.
3- Evite o calor excessivo
O calor em excesso, seja o calor do sol, de secadores, chapinhas ou afins tendem a ressacar os fios e danificar sua estrutura, principalmente quando se trata dos fios coloridos ou descoloridos. Recomenda-se ao se expor no sol por um período maior, proteger os cabelos com o uso de chapéu, lenço ou, até mesmo, boné. Uma boa pedida são os produtos com proteção térmica e/ou protetor solar em sua composição como por exemplo, o defrizante termoativado Hair Design da Germany.
4- Corte os cabelos frequentemente
Se você observar que seu cabelo possui pontas duplas ou que está muito seco nas pontas, mesmo seguindo esses cuidados especiais, corte o cabelo. Procure um cabelereiro e corte as pontinhas! Isso vai ajudar na recuperação dos fios!
5- Utilize produtos específicos
Use xampu e condicionador especialmente formulados para cabelos tingidos ou coloridos. Esses produtos possuem aditivos especiais que ajudam a nutrir e manter a nova cor dos cabelos. Também, pode ajudar a torná-los mais brilhantes por um período um pouco maior.
6- Cuidado com a piscina
Piscina é uma maravilha mas infelizmente ela é vilã dos cabelos de qualquer cor: os fios loiros ficam esverdeados e os castanhos, avermelhados. Invista em hidratação com silicone para deixar o cabelo mais preparado a enfrentar a ação do cloro e outros componentes químicos presentes na água. Se você pratica natação, use uma touca de silicone por cima da touca de pano. Dessa forma, o seu cabelo terá menos contato com a água.
7- Evite combinar químicas
Alisamento e relaxamento não são indicados junto com coloração, pois eles agem na estrutura interna, externa e na resistência do fio”, diz Marcellus Sliachticas. Essa ação abre as cutículas do cabelo e propicia um desbotamento maior.
Gostou das dicas? E tão siga nossas redes sociais e não perca os próximos textos do Blog da Germany!