A utilização de óleos vegetais nos cuidados capilares não é novidade para ninguém, mas a internet trouxe ao conhecimento de muita gente aquelas receitinhas caseiras que nossas mães, tias e avós faziam para potencializar os cosméticos e também algumas opções pouco conhecidas.
A indústria cosmética não perdeu tempo e tem usado largamente óleos na composição de seus produtos mas fica a seguinte pergunta: Quais são as melhores indicações para cada tipo de óleo?
Vamos apresentar 7 óleos e as suas principais funções e benefícios para os cabelos!
1- Óleo de Coco
O óleo de Coco é o queridinho das receitas caseiras! Rico em vitaminas E, K e Ferro possui altas quantidades de ácido láurico que se liga às proteínas do cabelo protegendo a raiz e os fios, fortalecendo-os e prevenindo a quebra capilar. Devido a suas ligações proteicas deixa os cabelos saudáveis, hidratados e protegidos.
2- Óleo de Mamona (Rícino)
Em busca de fios longos e fortes? Eis a solução. O óleo de rícino, muito conhecido como óleo de mamona é a rico em Ômega 6 e 9, vitamina E e aminoácidos que aumentam a circulação sanguínea, fortalecem o couro e estimulam o crescimento saudável do cabelo.
O óleo de rícino é espesso e nutritivo e além da função de crescimento, auxilia também na selagem das cutículas melhorando o aspecto dos fios, deixando-os mais sedosos e brilhantes.
3- Óleo de Amêndoas
O óleo de Amêndoas proporciona definição aos cabelos ondulados, cacheados e crespos. Além disso deixa cabelos e barbas sedosas e brilhantes devido a presença da vitamina E em sua composição. Para quem tem problemas com caspa ele é uma ótima pedida; basta passar no couro cabeludo antes de dormir e deixar agir durante toda a noite.
4- Óleo de Arroz
O óleo de Arroz não é um dos mais conhecidos da lista para tratamentos capilares, mas segundo o blog Mundo dos Óleos que é especializado no assunto, ele é excelente no combate a oleosidade e à caspa, previve e controla as pontas duplas e evita e ameniza o ressecamento;
5- Óleo de Macadâmia
A Macadâmia é uma noz, retirada de árvores bem altas lá na Austrália. É muito utilizado na culinária em saladas e doces e além de saboroso, o fruto possui grandes quantidades de vitamina A, proteína, antioxidantes, aminoácidos, flavonoides, ácido fólico e ácidos graxos.
O ácido palmitoleico é um ácido presente no sebo humano e, por isso, possui extrema afinidade com a pele e com os óleos naturais produzidos no couro cabeludo, conseguindo penetrar com eficácia nas áreas aplicadas, além de nutrir e hidratar sem deixar a pele ou os cabelos oleosos.
6- Óleo de Aloe Vera
O Aloe Vera também é muito conhecido como Babosa e é velho conhecido de quem herdou aquele livro de receitinhas caseiras da vovó!
As vitaminas contidas no extrato da babosa ajudam no crescimento capilar e no combate à queda, um potente aliado no controle da calvície. Para os cabelos cacheados, o óleo modela e define os cachos dando mais firmeza aos fios.
7- Óleo de Oliva
Fica maravilhoso na salada não é mesmo? Mas as funções do óleo de oliva vão além da culinária! Possui antioxidantes que retardam a ação dos radicais livres e estimula a circulação sanguínea e oferecem nutrientes para o crescimento saudável do cabelo.
Gostou das dicas? Então fique ligado em nossas redes sociais! Semanalmente atualizaremos o blog com novidades e curiosidades relacionadas a saúde e beleza. Até a próxima semana!